O Maior Portal de Mídia e Notícias do Litoral Norte Rs

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 20 de Fevereiro 2026

Notícias/Geral

PF prende homem por armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil

Ação visa combater crimes de violência sexual infantojuvenil

PF prende homem por armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Porto Alegre/RS. A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (20/2), um homem investigado por armazenamento de imagens e de vídeos de abuso sexual infantojuvenil.

A prisão foi realizada no âmbito da Operação Parthenos, que tem como objetivo o combate ao armazenamento e à distribuição de imagens e de vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

O preso também é investigado por extorquir menores de idade, ameaçando-os a divulgar as imagens caso não fossem realizados pagamentos.

Leia Também:

Além do mandado de prisão, a ação contou com mandado de busca e apreensão no endereço do investigado. No local, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como HDs e telefone celular, que serão submetidos à análise.

Após ser detido, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, a fim de reforçar que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e de adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR