Aguarde, carregando...

Sábado, 26 de Setembro 2026
Notícias/Educação

Escola 16 de Dezembro promove projeto de incentivo à leitura e inaugura Galeria de Escritores Osorienses

Escola 16 de Dezembro promove projeto de incentivo à leitura e inaugura Galeria de Escritores Osorienses

Escola 16 de Dezembro promove projeto de incentivo à leitura e inaugura Galeria de Escritores Osorienses
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental 16 de Dezembro, localizada no bairro Laranjeiras, em Osório, promoveu, na quarta-feira (23/09), o projeto "Ler é uma viagem sem volta", com atividades de incentivo à leitura e à literatura. A programação reuniu estudantes, educadores, escritores e autoridades e marcou a inauguração da Galeria dos Escritores Osorienses, no saguão de entrada da escola.

Desenvolvido ao longo do segundo trimestre, o projeto é de autoria do professor e escritor Anderson Alves Costa, conhecido como Delalves Costa, e teve a participação de professores, itinerantes, apoiadoras, funcionários, equipe diretiva e da assistente de biblioteca Nice, coautora da iniciativa.

A proposta aproximou os estudantes da produção literária do município, estimulando o hábito da leitura e o contato com escritores locais. Para Anderson, a iniciativa concretiza uma proposta construída ao longo de seus 19 anos de atuação em sala de aula.

"Com apoio das direções e de colegas também apaixonados por livros e literatura, consegui promover encontros entre quem escreve e quem busca, por meio da leitura, aprender e se inspirar para construir um mundo mais humano", destacou.

A programação contou com a presença dos escritores osorienses Fabian Mariotti, patrono da Feira do Livro de Osório; Rodrigo Trespach, historiador e escritor; Fabiano Marques, autor de literatura infantil; Rafaela Fischer, poeta; Solano Reis, cronista; Giovana Oliveira, romancista; e Gisele Frufrek, escritora e arte-educadora. Após o bate-papo, os estudantes participaram de sessões de autógrafos.

Prestigiaram a abertura o prefeito Romildo Bolzan Jr.; o vice-prefeito Ed Morais; o secretário municipal de Educação Marcelo Reis; a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Patrícia Santos; o presidente da Câmara Municipal Rossano Teixeira; as vereadoras Marisa Kingeski e Rosi Jardim; a reitora do Unicnec Ludinara Scheffel; o presidente do Conselho Municipal de Cultura Luis Soledade; e a bibliotecária Adriana Costa.

Sob a direção de Cátia Reis, com a vice-diretora Jucinara Gorete Brás, a supervisora Scheila Simone Nunes Espindula e a orientadora Luciana Conceição da Silva, a escola atende 411 estudantes e desenvolve projetos de pesquisa científica, exposições literárias, pedagógicas e artísticas, participação em eventos esportivos e literários e ações de incentivo à leitura nas plataformas Elefante Letrado e Árvore de Livros.

A iniciativa reforça a importância da leitura na formação dos estudantes e da valorização da literatura produzida em Osório, aproximando a comunidade escolar dos escritores e da cultura local.

FONTE/CRÉDITOS: PMO

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR