O Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte Gaúcho e entidades realizam o Ato Unificado em Defesa do Litoral Norte. O evento será realizado no Parque da Guarita, em Torres, no dia 22 de fevereiro (domingo), a partir das 15 horas.
Conforme os organizadores do ato, neste dia serão realizados debates, palestras e atividades voltadas à conservação ambiental. “Escolhemos esta localidade devido a sua relevância histórica para o ambientalismo do Rio Grande do Sul. O Parque da Guarita recebe o nome de Parque José Lutzenberger pois sua construção está atrelada à luta deste importante ambientalista, cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano de 2026. Quando Lutz projetou o parque, teve como prioridade a conservação do Patrimônio Geológico de Torres.”.
Na ótica dos realizadores do evento, a Paisagem da Guarita e o patrimônio natural de Torres se encontram ameaçados, pois o Plano Diretor de Torres, atualizado em 2024, deixou as zonas no entorno do parque sem o limite de altura para as edificações. O ato pretende discutir estes assuntos com a população.
Recentemente, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) recomendou à Prefeitura de Torres a suspensão imediata de licenças para construção vertical (prédios) no entorno do Parque da Guarita, especificamente nas zonas 24 e 25.
Concluindo, os organizadores salientam que o ato busca convergir com várias das “principais pautas socioambientais do litoral norte na atualidade” (como a questão ambiental envolvendo a possível instalação de um terminal portuário em Arroio do Sal)
Comentários: