Qualificando a educação pública, a Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresenta uma inovação para este ano letivo. Arroio do Sal será a primeira cidade gaúcha a implantar a plataforma Mochila Digital na rede pública de ensino, com o propósito de integrar tecnologia e prática pedagógica, fortalecendo a aprendizagem dos estudantes e a cultura digital no município.
A solução inteligente foi desenvolvida pela FIA (Fundação Instituto de Administração), conveniada à USP (Universidade de São Paulo), instituição reconhecida com nota máxima no MEC (5) em projetos e pesquisas. Voltada para o Ensino Fundamental II, a Mochila Digital oferece conteúdos digitais alinhados à BNCC Computação que, a partir deste ano, será obrigatória nos currículos escolares de escolas públicas e privadas.
Quase mil alunos beneficiados
O investimento será implantado nas cinco escolas municipais de ensino fundamental de Arroio do Sal, atendendo 90 professores e beneficiando a aprendizagem de 980 alunos. Conforme o secretário de Educação, Jáder Medeiros, a previsão é que a Mochila Digital passe a ser utilizada em março, contribuindo para preparação de aulas e qualidade geral do ensino.
"A plataforma oferece amplas possibilidades de diagnóstico das turmas e identificação dos níveis de aprendizagem, como recursos de comunicação integrada, lista de tarefas, videoaulas e relatórios de desempenho. É uma solução completa, que irá expandir a forma como as aulas e o conhecimento são transmitidos", explica.
Entre outras aplicações estão exercícios com correção automática, recursos de comunicação entre professores e alunos e ferramentas de acompanhamento pedagógico para o monitoramento do desempenho acadêmico. A solução também disponibiliza acessos para alunos, pais e responsáveis, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e gestores da Secretaria Municipal de Educação.
Protagonismo em tecnologia
A Mochila Digital servirá de suporte ao estudante também no contraturno, reduzindo lacunas de aprendizagem, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática, e contribuindo para a melhoria dos indicadores educacionais do município. A implantação oficial da plataforma foi anunciada aos educadores municipais durante a Jornada Pedagógica, nos dias 10 e 11 de janeiro.
O processo está sendo acompanhado pelo consultor e especialista em tecnologia Gabriel Fernandes. "Mais do que uma plataforma, a Mochila Digital é um instrumento de transformação pedagógica. Nosso objetivo é facilitar o dia a dia dos professores, apoiar a gestão com informações mais claras sobre o desempenho dos alunos e garantir que eles mantenham um vínculo contínuo com a aprendizagem, dentro e fora da sala de aula", afirma Fernandes.
O prefeito Luciano Pinto defende a tecnologia como ferramenta essencial para o aprimoramento da educação pública e a ampliação de novas oportunidades à população. "Somos a primeira prefeitura do Estado a ter essa iniciativa de inserção na era digital, preparando alunos e profissionais para o mercado globalizado e tecnológico em que vivemos. Priorizamos a qualificação e, em breve, os nossos professores já receberão a capacitação para o domínio deste novo recurso".
Sobre a BNCC Computação
A BNCC Computação é uma diretriz que busca garantir que os alunos brasileiros desenvolvam competências e habilidades na área da computação e da cultura digital. Para isso, a ENEC (Estratégia Nacional de Escolas Conectadas) prevê a universalização da internet de qualidade e da infraestrutura tecnológica nas escolas até 2026, com um investimento total previsto de R$ 8,8 bilhões.
Comentários: