Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 29 de Outubro 2026
Notícias/Política

Vereador do PL, de Ijuí, é obrigado a apagar publicações e fazer retratação pública

Vereador do PL, de Ijuí, é obrigado a apagar publicações e fazer retratação pública

Vereador do PL, de Ijuí, é obrigado a apagar publicações e fazer retratação pública
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Justiça do Trabalho determinou que o vereador Almiro Correa Fortes Filho (PL), de Ijuí, no Rio Grande do Sul, retire das redes sociais vídeos em que, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), incentivava empresários a demitir trabalhadores por suas posições políticas.

A decisão liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pelo MPT na quarta-feira (28). O vereador também foi obrigado a publicar uma retratação pública e a se abster de incentivar práticas discriminatórias nas relações de trabalho.

Segundo o MPT, o vereador divulgou conteúdos nas redes sociais convocando empregadores a dispensar trabalhadores identificados com a esquerda. O parlamentar também teria lançado uma campanha intitulada “Liberte um esquerdista”, incentivando a substituição desses profissionais por pessoas alinhadas à direita.

Publicidade

Leia Também:

Na decisão, o magistrado apontou indícios de discriminação política nas relações de trabalho e destacou que as manifestações ultrapassariam os limites da liberdade de expressão ao incentivar práticas proibidas pela legislação trabalhista.

A determinação também proíbe o vereador de estimular, orientar ou solicitar que empregadores deixem de contratar, demitam ou persigam trabalhadores por suas convicções políticas.

Em caso de descumprimento, foram estabelecidas multas de R$ 100 mil por obrigação descumprida e R$ 5 mil por hora de atraso no cumprimento das determinações relacionadas à retirada das publicações e à retratação.

O vereador cumpriu a decisão na madrugada desta quinta-feira (29), publicando uma manifestação em que reconhece o direito dos trabalhadores de escolher livremente seus candidatos, independentemente de partido ou orientação política.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR