O Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar, em Osório, por meio da extensionista, Suzana Nunes Machado, juntamente com o Cacique da Aldeia Sol Nascente, Sergio Gimenes, realizaram na última semana, a apresentação dos Diagnósticos das Comunidades Guarani do Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada na Aldeia Sol Nascente, localizada às marges da Estrada do Mar, em Osório, e contou com a presença do prefeito de Osório em exercício, o vice Ed Moraes, secretários municipais, assessorias, e ainda representantes de entidades.
Atualmente, a aldeia Tekoa Kuaray (Sol Nascente) possui 19 famílias, totalizando 83 pessoas. O local possui uma escola com 35 indígenas matriculados que recebem aulas de seis professores, sendo três deles, também indígenas. Após a apresentação, as demandas referentes à aldeia de Osório, foram expostas. “Foi um encontro muito proveitoso e um dos pedidos do cacique já vamos dar encaminhamento imediato que é a melhoria no acesso à aldeia. As demais também vamos atender como melhorias na rede de água e iluminação”, disse Ed Moraes.
No primeiro mês da atual Administração Municipal, uma das demandas da aldeia também foi atendida prontamente, com a instalação de uma nova caixa d’água. O Diagnóstico foi executado pela Emater, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado em todas as comunidades Guarani em solo gaúcho. O objetivo é contribuir para a renovação da luta das comunidades indígenas e para a convergência de ações emergenciais e estruturantes para garantia de seus direitos.
Publicidade
FONTE/CRÉDITOS: PMO
Comentários: