O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou mais uma edição do Curso de Operador das Forças de Resposta Rápida, qualificando 62 militares para atuação em cenários críticos.
Coordenado pela Academia de Bombeiro Militar, o curso foi realizado nos meses de março e abril e contou com 50 horas de instrução intensiva, voltada ao desenvolvimento de competências técnicas e operacionais para resposta a desastres de grande magnitude e ocorrências de alta complexidade. Paralelamente, foi realizado o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), voltado a coordenadores de equipes.
Durante a capacitação, os militares foram submetidos a atividades práticas que demandaram elevado preparo físico, domínio técnico e tomada de decisão sob pressão. Entre as principais habilidades desenvolvidas estão:️ técnicas de desobstrução e mitigação de riscos com vegetação; operações com embarcações em áreas alagadas; busca e resgate em ambientes de inundação e correnteza; atuação em áreas atingidas por deslizamentos.
As Forças de Resposta Rápida são vetor estratégico da corporação, aptas a atuar com prontidão, eficiência e coordenação em situações que extrapolam a capacidade ordinária das unidades operacionais, garantindo resposta ágil e padronizada em momentos críticos.
Com mais esta edição do curso, o CBMRS reafirma seu compromisso com a excelência operacional. Para o tenente Rafael Vieira, porta-voz da CBMRS, “A Força de Resposta Rápida foi criada no intuito de especializar alguns integrantes dos treze batalhões do Corpo de bombeiros militares do RS, capacitando-os em técnicas e táticas para atuação em situações de desastres, tais como: inundações e enxurradas, deslizamentos de terra, soterramentos etc. Eles podem atuar nos seus batalhões, auxiliar nos demais e apoiar outros estados.”

Comentários: