Em agenda oficial em Brasília (DF) nesta quinta-feira (22), o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, reuniu-se com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com o diretor de outorgas de portos, Bruno Neri, para tratar da liberação e construção do Porto Meridional no município. Durante o encontro, foram discutidas ações para agilizar os processos necessários para a viabilização do empreendimento, considerado estratégico para o desenvolvimento do litoral norte e do estado do Rio Grande do Sul.
Em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, o ministro reafirmou o seu apoio ao projeto. "Eu gostaria de parabenizar o prefeito pelo trabalho que vem fazendo e destacar a importância de tratarmos da agenda portuária da cidade. A gente sabe o impacto que esses investimentos portuários trarão para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e a movimentação da economia. Eu quero, em breve, estar em Arroio do Sal para fazer estas entregas e dar boas notícias à população", disse Silvio Costa Filho.
O prefeito Luciano Pinto destacou a quanto o governo federal tem estado comprometido com a construção deste empreendimento no litoral gaúcho. "O Porto Meridional será um divisor de águas para nossa economia, com potencial para atrair novos investimentos e fortalecer a infraestrutura logística da nossa região. Esse é um passo histórico que estamos dando com responsabilidade, união política e visão estratégica para o futuro", afirmou o prefeito.
Atualmente, o projeto do Porto Meridional encontra-se em fase de aprovação de licenças ambientais junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A previsão é de que as obras de instalação tenham início no próximo ano, no bairro Jardim Olívia Norte.
