A Secretaria Municipal de Saúde, em Osório, vai realizar o recadastramento dos usuários da rede do município, pelo Sistema Integrado de Saúde. Cada usuário deverá atualizar os seus dados no posto de saúde mais próximo da sua residência e fornecer informações como: telefone, endereço, apresentação do cartão SUS, RG, CPF e comprovante de endereço. Os usuários de bairros assistidos pelos (as) Agentes Comunitários (as) de Saúde poderão solicitar com os (as) mesmos (as), a declaração de endereço, caso não tenham o comprovante. O recadastramento inicia a partir do dia 1º de outubro, após essa data, os cadastros antigos estarão bloqueados.
"Não iremos negar o atendimento porque o cadastro estará bloqueado, se tem consulta agendada, chegou no Posto depois do dia 1º de outubro e não lembrou ou não sabia do recadastramento, o Administrativo irá desbloquear para a consulta e bloqueará novamente, pois essa pessoa deve atualizar o cadastro apresentando os devidos comprovantes", explica a assessora em Saúde, Sílvia Oliveira.
Segundo Sílvia, o último recadastramento de usuário ocorreu há oito anos. "O objetivo é reduzir o número de faltantes com as atualizações. Verificamos que a equipe, ao entrar em contato com o paciente para avisar de consulta ou exame, o número do contato no cadastro não é mais do paciente. A Agente Comunitária é contatada e, em algumas situações, o paciente não mora mais naquele endereço ou nem mais reside no município", esclarece.
