O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) atingiu neste mês um marco histórico: a realização de três mil transplantes renais. A instituição iniciou sua trajetória na área em 1977. Desde então, o hospital vem acumulando experiência, ampliando sua capacidade de atendimento e alcançando elevados índices de sucesso.
Atualmente, a Unidade de Transplante Renal está entre as mais atuantes do país, posicionando o HCPA como um dos poucos hospitais brasileiros a atingir esse volume de procedimentos. "Ao longo de cada ano, são realizados, em média, cerca de 150 transplantes renais refletindo a expertise e a dedicação das equipes envolvidas", ressalta o chefe do Serviço de Transplantes, professor Roberto Manfro.
A coordenação das atividades é conduzida pelos Serviços de Nefrologia e de Transplantes, com o apoio dos Serviços de Urologia, da Unidade de Imunologia e de diversas outras especialidades, além de uma equipe multiprofissional altamente qualificada. Esse trabalho integrado garante a excelência no cuidado ao paciente e reafirma o compromisso do Hospital de Clínicas com a inovação, a assistência de qualidade e o avanço da medicina.
Esse resultado reforça a posição do Hospital de Clínicas como referência no estado em transplantes renais e evidencia o impacto do serviço no cuidado de milhares de pessoas ao longo de quase cinco décadas.

Comentários: