O Maior Portal de Mídia e Notícias do Litoral Norte Rs

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Novembro 2025

Notícias/Cultura

Castelinho teve programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra

Castelinho teve programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra

Castelinho teve programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra
Imagens
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) realizou na quarta-feira (19) uma programação especial alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente nesta quinta-feira, 20 de novembro. As atividades aconteceram no Castelinho da Cultura.
Pela manhã, o público participou da oficina “Escrevivências Negras – Poesia Concreta e Vozes Femininas”, ministrada pela professora Jade Rocha. Ela conduziu atividades que destacaram a força das narrativas femininas negras e a importância da poesia como instrumento de expressão, identidade e resistência.
Durante todo o dia, esteve aberta para visitação a exposição “Raízes que Brilham: Identidade, Beleza e Ancestralidade Negra”, organizada pela produtora cultural e servidora pública do município Briane Lima. A mostra, que seguirá aberta até o final de novembro, reúne elementos visuais e culturais que evidenciam a diversidade estética, histórica e simbólica da negritude, convidando o público a refletir sobre memória, pertencimento e representatividade.
Publicidade

Leia Também:

À tarde, a programação contou com a contação de história conduzida por Briane Lima, que apresentou narrativas voltadas ao reconhecimento das raízes africanas e da construção da identidade negra. Em seguida, ocorreu a Oficina de Turbantes e uma roda de conversa com a professora de história Juliana Vinskoski, que abordou temas como ancestralidade, autoestima, conhecimento histórico e o papel da educação no combate ao racismo.
De acordo com o titular da SECULT, Lino Moura, a programação buscou fortalecer a consciência coletiva sobre a importância da igualdade racial, além de promover o respeito às diferenças e valorizar a contribuição dos povos africanos e afrodescendentes na formação social e cultural do Brasil.
"Tivemos uma grande participação e engajamento do público, reafirmando o compromisso de Imbé com a promoção da cultura afro-brasileira e a construção de uma sociedade mais justa e antirracista", pontuou Lino.
FONTE/CRÉDITOS: PMI
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR