Além do incentivo à leitura e à cultura, a Feira do Livro 2025 trará outros benefícios para a comunidade de Arroio do Sal. A gestão de Luciano Pinto está revitalizando a Praça da Emancipação para receber o evento literário, que será promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura e pela Secretaria Municipal de Educação entre os dias 12 e 16 de novembro.
O projeto contempla paisagismo, pintura, substituição das lajotas danificadas, instalação de pergolados e outras melhorias na área. Com a temática "Ler, Saber e Viver", nesta edição a feira tem como símbolo a árvore presente em um dos principais espaços públicos do município. Conforme a coordenadora de Cultura, Édria Melo, o entorno da falsa seringueira será revitalizado com o apoio e recursos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e com verbas de emenda parlamentar de vereadores de Arroio do Sal.
"A praça terá um deck de madeira, os muros serão pintados e novas gramas e plantas embelezarão o local. O objetivo da nossa gestão é sempre realizar eventos que deixem algo em prol ou para o uso da comunidade. No caso da feira, além das atrações especiais confirmadas em nossa agenda cultural, iremos repaginar e valorizar um espaço público muito utilizado pela população", afirma Édria.
Identidade será mantida para os próximos anos
A utilização da árvore da Praça da Emancipação na identidade visual da Feira do Livro foi uma sugestão do patrono desta edição, o publicitário, ilustrador e escritor André Saut. A ilustração desse símbolo municipal está presente em materiais gráficos, camisetas e conteúdos de marketing digital. Conforme o secretário de Turismo, Luciano Costa, o propósito é gerar economicidade e fazer bom uso dos recursos públicos.
Os últimos detalhes da programação do evento estão sendo definidos. Confira as atrações já confirmadas para a Feira do Livro 2025:
Patrono André Saut
Escritora Léia Cassol (contação de história)
Escritora Márcia Dieter (contação de história)
Escritor e jornalista Daniel Scola (palestra)
Companhia Re Tri Circo
Companhia Caixa do Elefante – peças teatrais "Cuco: A Linguagem dos Bebês" e "Bom pra Cachorro"
Companhia Láparo Produções – peça teatral "Que História é Esta?"
Cia de Tchêatro Xebebeu – peça teatral "Brincando de Teatro"
Professora Franciele Medeiros (contação de história)
