Nos dias 5 e 6 de junho, a Marinha do Brasil, através da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai), juntamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Polícia Federal, realizou a Operação Mugil II em Passo de Torres, localizada em Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande do Sul.
Durante a operação, a equipe composta por cinco militares da AgTramandai, dois servidores do Ibama e dois policiais federais, realizou quatro inspeções. Na ocasião, a embarcação “Henrique X” foi apreendida devido à realização de pesca com licença inválida, pesca de espécies proibidas e tentativa de dificultar a fiscalização. O total apreendido foi de 2.769 kg. Mais de duas toneladas de pescado entre corvina e pescada. O material foi doado.
Para as ações de Inspeção Naval, a Marinha utilizou a Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha “Marlim”, incorporada recentemente pela MB. O meio empregado proporcionou à equipe a abrangência de atuação com as milhas navegadas e a agilidade necessária nesse tipo de operação. Os resultados alcançados reforçam a importância da operação interagência.
