A Lagoa do Peixoto, em Osório, segue imprópria para banho, conforme o mais recente boletim do programa de balneabilidade divulgado pela Fepam. O local permanece com restrição pelo segundo levantamento consecutivo durante a temporada de verão.
De acordo com a análise da água, o ponto monitorado apresentou elevada concentração de cianobactérias, com índice acima do limite considerado seguro. A presença desses micro-organismos pode provocar riscos à saúde, incluindo intoxicações, irritações na pele, problemas gastrointestinais e outros sintomas, principalmente em crianças e animais.
No levantamento estadual, dos pontos analisados, a maioria foi classificada como própria para banho. No Litoral Norte, todas as praias monitoradas estão liberadas, com exceção da Lagoa do Peixoto, que segue com recomendação de evitar o contato com a água.
A orientação das autoridades ambientais é que a população respeite a sinalização, evite o banho no local enquanto durar a restrição e acompanhe os boletins semanais, que seguem sendo divulgados ao longo do verão.

Comentários: