A Prefeitura de Arroio do Sal reforça as ações de incentivo à doação de sangue durante este Junho Vermelho. Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no domingo, 14 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde facilitará o acesso de voluntários ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre.
No próximo sábado (18), os doadores do município contarão com transporte gratuito até o local, com saída da van às 7h, em frente ao Pronto Atendimento 24h. Os interessados em participar podem agendar a doação ou esclarecer dúvidas pelo telefone (51) 99912-4500. Conforme o secretário adjunto de Saúde, Wallace Cunha, a mobilização integra as ações permanentes da Secretaria de Saúde para ampliar o número de doações.
"A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Com essa ação, buscamos incentivar novos doadores e facilitar o acesso dos voluntários ao hemocentro, contribuindo para manter os estoques abastecidos." Em julho do ano passado, pela primeira vez, a Administração Municipal realizou uma coleta em unidade móvel, em parceria com a Agência Transfusional do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres, e com os consulados do Grêmio e do Internacional.
Salve vidas: quem pode doar?
Estão aptas a doar sangue pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e acompanhamento dos responsáveis), pesando mais de 50 quilos e que tenham dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Impedimentos temporários
A doação não é permitida em jejum, após o consumo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou se a pessoa tiver fumado até duas horas antes da coleta. Existem ainda situações que impedem temporariamente a doação, como gripe ou febre, gravidez ou amamentação de bebês com menos de 12 meses, tatuagens e piercings recentes, procedimentos cirúrgicos recentes e vacinação contra a Covid-19.
Impedimentos definitivos
Outras condições impedem a doação de forma permanente, entre elas: doença de Chagas, hepatite após os 11 anos de idade, HIV, hepatite B ou C, HTLV e histórico de uso de drogas injetáveis.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se