Aguarde, carregando...

Domingo, 08 de Novembro 2026
Notícias/Geral

Guarda-vidas iniciam operação preventiva no litoral gaúcho para a temporada 2025/2026

Guarda-vidas iniciam operação preventiva no litoral gaúcho para a temporada 2025/2026

Guarda-vidas iniciam operação preventiva no litoral gaúcho para a temporada 2025/2026
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

na última segunda-feira (1/12) marca o início das atividades dos 288 guarda-vidas civis temporários que atuarão no litoral e balneários de água doce durante o verão 2025/2026. Junto aos bombeiros militares, parte deles vinha atuando desde outubro como parte do treinamento, e, a partir de hoje, todo o efetivo já começa a se instalar nos principais pontos do Litoral.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Vinícius Lang, os guarda-vidas iniciam a temporada com reforço. “Na areia, eles farão patrulhamento e darão orientação aos banhistas a pé e com quadriciclos. E contarão com motos aquáticas, que garantem mais agilidade nos deslocamentos e eventuais salvamentos”. 

Formação e recertificação 

Publicidade

Leia Também:

No primeiro dia de atividades, o tempo nublado desencorajou o banho de mar e não foram registrados salvamentos. O foco das atividades foi prevenção e orientação. Os pontos de risco - como áreas de mar aberto, regiões próximas a desembocaduras, barras e canais - já estão demarcados com bandeiras indicando as condições para banho. “Os guarda-vidas fazem leitura constante do movimento dos banhistas, que devem ficar atentos ao apito preventivo, que alerta para o comportamento inseguro que pode acabar em acidentes”, disse Lang. 

Na semana passada, foram realizadas as formaturas de 72 novos guarda-vidas civis temporários. Durante o curso, eles foram capacitados para o atendimento pré-hospitalar em ambiente aquático, procedimentos operacionais, técnicas de salvamento e resgate aquático, graus de afogamento, condicionamento físico específico, natação utilitária e prevenção ao afogamento.  

Além deles, outros 216 guarda-vidas civis que já atuaram em temporadas anteriores foram recertificados. Também serão integrados à força-tarefa bombeiros militares e brigadianos que receberam treinamento para atuar durante toda a temporada.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Jornal Correio do Imbé no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Prefeitura de Imbé
Sesc Tramandaí
Popular supermercados

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )