O Maior Portal de Mídia e Notícias do Litoral Norte Rs

Aguarde, carregando...

Sábado, 02 de Maio 2026

Notícias/Policial

Governador Eduardo Leite destaca queda em indicadores de criminalidade no balanço do primeiro mês da Operação Verão Total

Governador Eduardo Leite destaca queda em indicadores de criminalidade no balanço do primeiro mês da Operação Verão Total

Governador Eduardo Leite destaca queda em indicadores de criminalidade no balanço do primeiro mês da Operação Verão Total
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Eduardo Leite apresentou nesse sábado (10), na Câmara de Vereadores de Xangri-lá, os resultados do primeiro mês de atuação das forças de segurança na Operação Verão Total 2025/2026. O secretário da Segurança Pública, Mario Ikeda, e os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar, a chefia da Polícia Civil, e diretores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS) e da Polícia Penal detalharam os indicadores e ações da força-tarefa que aumenta o efetivo e oferta de serviços à população no Litoral Norte, Litoral Sul e balneários de água doce gaúchos.

Segundo Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul vive hoje uma realidade diferente após recuperar a capacidade do Estado de cumprir suas funções essenciais. “Antes de pensar em grandes obras, era preciso fazer o básico bem feito. Organizamos a segurança pública, investimos em efetivo, inteligência e integração das forças, e os resultados estão nos números: redução histórica da criminalidade, mais presença do Estado e mais segurança para quem vive e para quem visita o Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.

No período de 20 /12 a 6/1, o roubo a pedestres teve redução de 55% em relação ao ano passado (de 76 para 34), e o de veículos está 67% menor que na edição passada: foram três ocorrências em duas semanas, frente a oito ocorrências em 2024/2025. Ikeda destacou também a queda no número de estelionatos, que tem marcado bastante a sensação de segurança, apesar do aumento deste tipo de crime em todo o país. Neste ano, foram 243 casos, enquanto a edição passada registrou 358 e, em 2023/2024, chegou a 407. Os crimes violentos letais intencionais também caíram de 18 para sete (61% menos que na edição passada).

Publicidade

Leia Também:

O secretário Mario Ikeda destacou a melhora expressiva nos indicadores de segurança nos 38 municípios que integram a Operação Verão Total: “é uma redução consistente, que acompanha os indicadores de 2025. Os resultados que apresentamos são fruto do trabalho e da confiança que o Estado tem depositado em recursos financeiros e melhoria das condições de trabalho, aumento de efetivos e promoções”.

Somente na segurança, cerca de 3,3 mil servidores da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do IGP-RS e do DetranRS estão atuando de forma integrada, com ações que incluem patrulhamento, salvamentos, fiscalização e atividades educativas.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR