O Maior Portal de Mídia e Notícias do Litoral Norte Rs

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 05 de Dezembro 2025

Notícias/Geral

Farmacêutica de Capão da Canoa é reconhecida pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em Inteligência Artificial

Farmacêutica de Capão da Canoa é reconhecida pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em Inteligência Artificial

Farmacêutica de Capão da Canoa é reconhecida pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em Inteligência Artificial
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A farmacêutica Ana Helena Ulbrich, natural de Capão da Canoa (RS), foi reconhecida pela revista norte-americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial. O destaque veio graças à criação de uma tecnologia que ajuda a reduzir erros em prescrições médicas no Brasil, com impacto direto no sistema público de saúde.

Ao lado do irmão, o cientista de dados Henrique Dias, Ana Helena fundou o Instituto NoHarm, responsável por desenvolver uma ferramenta de IA capaz de identificar falhas em receitas médicas, como dosagens incorretas e interações medicamentosas perigosas. O sistema é oferecido gratuitamente a hospitais públicos e a baixo custo para instituições privadas, auxiliando médicos e equipes de saúde a tomarem decisões mais seguras.

A ideia surgiu durante o período em que Ana atuava no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Na época, ela percebeu a sobrecarga dos profissionais de saúde, que precisavam revisar centenas de prescrições diariamente.

Publicidade

Leia Também:

Lançada em fase piloto em 2020, na Santa Casa de Porto Alegre, a tecnologia hoje é utilizada em diversas regiões do país. Com sede na incubadora Tecnopuc Startup, da PUC-RS, o NoHarm conta atualmente com uma equipe de cerca de 20 profissionais.

Diferente de outros nomes que também figuram na lista da Time, como Elon Musk e Mark Zuckerberg, os irmãos Ulbrich optaram por manter o projeto sem fins lucrativos, priorizando o impacto social e o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR