Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 12 de Agosto 2026
Notícias/Cultura

Botos da Barra serão homenageados em ação do Sesc Tramandaí no Dia do Patrimônio Cultural

Atividade gratuita no sábado (15/08) propõe um olhar sobre a histórica relação entre os mamíferos e os pescadores da região, reconhecida como um dos principais patrimônios vivos do Litoral Norte

Botos da Barra serão homenageados em ação do Sesc Tramandaí no Dia do Patrimônio Cultural
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quando se fala em patrimônio cultural, a imagem que costuma vir à mente é a de prédios históricos, monumentos ou museus. Em Tramandaí, porém, um dos maiores símbolos da identidade local está vivo, nada diariamente pelas águas da Barra e mantém, há gerações, uma relação singular com a comunidade pesqueira. Para celebrar o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, o Sesc Tramandaí convida a população a conhecer mais sobre essa história por meio da atividade gratuita "Homenagem a um Patrimônio Vivo: Os Caminhos dos Botos da Barra", que acontece no dia 15 de agosto, sábado, às 9h, na Praça dos Botos.

A proposta integra a programação estadual do Sesc/RS em homenagem à data e destaca um dos fenômenos mais emblemáticos do litoral gaúcho: a pesca cooperativa entre botos e pescadores artesanais. Nessa prática, considerada rara em nível mundial, os animais auxiliam na condução dos cardumes, favorecendo a captura dos peixes e estabelecendo uma relação construída ao longo de décadas de convivência. "Essa interação tornou-se parte da memória coletiva de Tramandaí, reunindo conhecimentos tradicionais, histórias compartilhadas e um forte sentimento de pertencimento da comunidade com os botos que habitam a Barra. É muito especial celebrarmos isso", destaca a agente de Programas Sociais do Sesc Tramandaí, Josiane Borré.

Durante a atividade, os participantes percorrerão os caminhos históricos dessa relação e conhecerão aspectos científicos, culturais e ambientais que ajudam a explicar por que os botos são considerados um verdadeiro patrimônio vivo da cidade. A mediação será do professor Ignacio Benites Moreno, doutor em Biociências e Zoologia, e pesquisador dedicado aos estudos sobre a interação entre seres humanos e fauna marinha. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Inscrições e informações complementares podem ser obtidas através do telefone (51) 3684-3736.

Publicidade

Leia Também:

Sobre o Sesc/RS – Prestes a completar 80 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 54 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br

Passeio Dia do Patrimônio Cultural - Sesc Tramandaí

Data: 15/08 (sábado)

Horário: 9h

Local: Praça dos Botos / Barra de Tramandaí

Inscrições: Gratuitas, através do telefone (51) 3684-3736

FONTE/CRÉDITOS: Moglia Comunicação Empresarial

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR