O Maior Portal de Mídia e Notícias do Litoral Norte Rs

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 20 de Maio 2026

Notícias/Geral

Audiência em Torres resulta em acordo parcial sobre o Parque da Guarita e entorno e reforça proteção ao Geoparque

Audiência em Torres resulta em acordo parcial sobre o Parque da Guarita e entorno e reforça proteção ao Geoparque

Audiência em Torres resulta em acordo parcial sobre o Parque da Guarita e entorno e reforça proteção ao Geoparque
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Audiência realizada nesta quarta-feira, 20 de maio, resultou em um acordo parcial na ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Torres que trata de intervenções urbanísticas na região do Parque da Guarita e entorno. Ficaram mantidos os efeitos da liminar já concedida no processo.

O encontro contou com a participação, por videoconferência, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que destacou sua preocupação com a situação do Geoparque Cânions do Sul, um dos poucos reconhecidos mundialmente, alertando que eventuais obras que impactem a paisagem local podem comprometer seu reconhecimento perante a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Como encaminhamento, o Município de Torres assumiu o compromisso de encaminhar ao IPHAE, no prazo de até 30 dias, todos os projetos aprovados na Zona 24 que ainda não foram executados, bem como aqueles em andamento ou em fase de conclusão. O objetivo é viabilizar uma análise técnica detalhada por parte do órgão de preservação.

Publicidade

Leia Também:

Por sua vez, o IPHAE se comprometeu a avaliar o material recebido e apresentar resposta ao Município também no prazo de 30 dias, estabelecendo um fluxo de análise conjunta que fortaleça a proteção do patrimônio paisagístico e cultural da região.

“A audiência reforçou a necessidade de cooperação entre os órgãos envolvidos e de adoção de medidas que conciliem o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental e cultural”, destaca a promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira.

Uma nova audiência já foi designada para o dia 3 de agosto, quando será avaliado o cumprimento dos compromissos assumidos e os próximos passos do processo.

FONTE/CRÉDITOS: MPRS
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Receba as notícias do Correio de Imbé no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LxxFQt28mXX6l228KfDIHw

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Correio do Imbé
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR